A Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, por meio da Superintendência de Assistência Social, realizou no início do mês de julho, o 1º Fórum Técnico do Sistema Único de Assistência Social de Contagem (SUAS Contagem), para profissionais da rede socioassistencial do município. O evento, promovido no auditório da Casa dos Conselhos, teve como palestrante a assistente social e secretária de Assistência Social de Matozinhos, Andréa Braz.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, destaca que esses momentos de formação e qualificação são fundamentais para o exercício profissional dos técnicos do SUAS Contagem. “Temos um comprometimento em realizar esses momentos de formação, com qualidade e fortalecimento profissional para enfrentar os desafios do dia a dia”.
Segundo a assistente social e professora, Andréa Braz esse fórum é de extrema importância, pois é um espaço para o crescimento profissional e a consolidação da Política de Assistência Social (SUAS). "Nós, profissionais da área socioassistencial, precisamos nos apropriar mais dessa política. Esse momento servirá para discutir como podemos garantir o direito dos nossos usuários, como fazer essa interlocução com outros sistemas e políticas públicas. Precisamos nos fortalecer enquanto técnicos do SUAS para mostrar que é uma política que veio para ficar”, reforça a assistente social.
Todos os dias, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se defrontam com novos desafios ao operar e consolidar a política pública de assistência social. A expansão de um sistema tão complexo e recente requer uma qualificação e aprimoramento da capacidade de gestão e do exercício profissional para a garantia e a consolidação de direitos. Neste sentido, a formação de trabalhadores integra uma agenda institucional de capacitação para a gestão dos benefícios, implantação e execução de programas, projetos ou serviços, com foco na centralidade da Política de Assistência Social e na educação permanente.
Para a superintendente de Assistência Social, Miralva Moraes, é premissa do SUAS a formação e capacitação de seus trabalhadores. "Faz-se necessária a qualificação das ofertas de assistência social, estrutura da rede, quantificação e caracterização dos profissionais. “Essa formação mostra a importância de nos qualificar e aprimorar nossas ofertas de serviços para que possamos dar boas respostas às demandas apresentadas e ter um diálogo efetivo com toda rede", destaca a superintendente.